Salas Pequenas

A sala de estar, é o local em que mais ficamos em nossa casa ou apto.


Não importa o tamanho, ela tem que ser um espaço que você goste de estar e receber.

Que seja própria para ler um livro, assistir a tv, receber amigos... e que principalmente tenha a sua personalidade.

Hoje quero focar em salas pequenas, estas que encontramos com maior frequência, muitas até chegam a ter três ambientes, estar, jantar e office.

Mesmo com o espaço reduzido você pode ter um espaço confortável, prático e acolhedor.

O primeiro passo é medir o seu espaço, faça isto antes de sair as compras, lembre-se que as lojas possuem espaços amplos e sem paredes, e nem sempre o móvel que fica lindo na loja e "parece pequeno" ficará bom na sua casa/apto.

Faça uma lista do que é essencial para você e sua família na sua sala.
Ex. Sofá, rack, tv, me lateral, mesa de centro, prateleiras, aparador, tapete, etc...

Após fazer esta lista ficará mais fácil avaliar se tudo o que você precisa vai caber no seu espaço, e assim criar uma decoração "sem entulhar"

Dicas: 

Cores: Você pode e deve usar cores em ambientes pequenos, porem se optar por uma cor escura use apenas uma parede e de preferência não a principal (a quem tem maior visibilidade), as demais use uma cor clara e neutra.
Você também não precisa usar a mesma cor da parede nos móveis, alias acho que nem deve...
Se você enjoa fácil de cores, guarde os tons fortes para os acessórios (xales, almofadas, vasos, etc.) Desta forma você terá cores destacando e mais facilidade para trocar quando enjoar.

Espelhos: Eu adoro espelhos e sou daquelas que acreditam que um espelho pode trazer, claridade, sofisticação e muito mais a um ambiente... porem tome cuidado com o local que vai colocar, e com o que ele vai refletir, também evite colocar diversas formas em um mesmo ambiente.

Cortinas: São essências, e dão o toque final a decoração, mas em ambientes pequenos evite as que tem tecidos pesados, mesmo que sejam claras.

Portas: Se o seu ambiente é pequeno e você tem uma porta que vive aberta, sugiro que você retire, desta forma você vai ganhar maior circulação e sensação de amplitude.

Sofás: Se a sua sala é pequena, o ideal é ter um sofá de três lugares e os demais lugares optar por poltronas, chaises e pufes, estes não precisam seguir o mesmo modelo e tecido do sofá. 
  • Estrutura – esta deve ser preferencialmente de madeira (fuja dos contraplacados, plásticos e metais!), tem de ser sólida e incluir pés; pode testar a sua robustez fazendo o seguinte: ao levantar uma das esquinas da parte da frente do sofá cerca de 15 cm, a outra perna da frente também tem de se levantar, se não aconteceu, a estrutura é demasiada frágil.
  • Juntas – apenas são permitidas as de madeira ou metal, ou seja, nada de pregos, agrafos e colas.
  • Molas – são imprescindíveis e devem estar juntas e bem apertadas, se quando se sentar ouvir um pequeno estalo que seja, esqueça!
  • Enchimento – as melhores opções são a espuma de alta resistência que incorpora penas ou a espuma de poliuretano, para um maior conforto e para um sofá que não fique desfigurado em pouco tempo!
  • Têxteis resistentes – o algodão e o linho são óptimos, mas são tecidos que ficam facilmente presos a tudo e mais alguma coisa; os sintéticos e micro fibras são uma boa opção e mais resistentes às nódoas que os anteriores; as fibras naturais e sintéticas poderão parecer velhas em pouco tempo; a lã e a pele são extremamente fortes, mas também são as mais caras; a seda é lindíssima mas muito frágil.  Veja mais modelos de sofá aqui:sofás
Mesas de centro e lateral: São ótimas para o dia, tanto para expor os seus porta retratos, revistas, ou apenas para o telefone.
Porem como o seu espaço é pequeno vale ficar atenta ao tamanho.
A mesa de centro não pode ser nem muito grande nem muito pequena em relação ao comprimento do sofá, você também deve verificar se ao colocar a mesa de centro, não terá a circulação entre a rack, sofá e janela afetada, em alguns casos o melhor é não ter o ideal é não ser menor que 50/60 cm e nem maior que 70/80. cm.
Com relação a altura a mesa de centro deve ser mais baixa que o sofá mais ou menos 50cm e a lateral não deve ultrapassar a altura do braço do sofá.



Toques que encontrei navegando:

  • Ganhe um novo sofá, poltrona ou cadeira ao cobri-los com capas divertidas e coloridas. O mesmo aplica-se às mesas que podem ser vestidas ou despidas com toalhas diferentes, conforme a inspiração! Se não for adepto das capas, escolha um tecido e mande estofar se a estrutura do seu sofá for boa ficará sempre mais em conta do que comprar um novo!
  • Não se esqueça das almofadas e das mantas para um apontamento extra-confortável. Objectos de puro deleite são, ainda por cima, económicos, o que quer dizer que pode renová-los frequentemente. As almofadas têm ainda outra mais-valia – tendo as bases, só tem de adquirir as fronhas para mudar o look sempre que quiser!  
  • As cortinas completam qualquer ambiente e, corridas ou abertas, criam o ambiente que quiser associar ao seu estado de espírito do momento (para não dizer que escondem vidros que estão por limpar!) 
  • Não compre os tapetes  antes de ter definido os sofás
  • Aparadores (para auxílio à mesa de jantar) devem ter no mínimo 50 cm de profundidade.
  • O tamanho da tela da TV deve ser compatível com o tamanho do ambiente onde ela está. E a distância da tv ao assento, segundo alguns especialistas, deve ser encontrado multiplicando 7,62 pelo tamanho da tela em polegadas. (EX.: 32 polegadas -> 2,40 metros).
  • Vidro, metal e transparências fazem a decoração ficar leve.
  • Prefira móveis de linhas retas, mesas com tampo de vidro, aparadores estreitos, madeira clara e estofados de tecidos lisos em tons neutros.
  •  
     
 Fotos:










































 Fotos retiradas do site Casa Claudia, Casa e Jardim e Casa e decoração...

Comentários

  1. meu nome é : Maria de Jesus Torres, sou administradora, trabalho com consultoria e treinamento na área de comunicaçõa Marketing e propaganda.Curto muito a áre de decoração e design de interiores. Adorei o seu blog, muito legal e dicas mágicas.Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo, gostaria de deixar algumas dicas sobre mesa para ambientes pequenos.

    http://www.casabelainteriores.com/2013/07/mesa-pequena-para-sala.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bjs

Káh Lima Romão

Postagens mais visitadas