Ubatuba - Casa sobre pilares.

Olha que casa maravilhosa, ela parece flutuar sobre as árvores.
Cheia de detalhes e muita personalidade.
Mesmo que não fosse dito logo a primeira vista já percebemos que a casa foi pensada e idealizada respeitando a natureza, e claro também tirando partido disto com uma bela vista para o mar, uma piscina no ultimo andar...  ótima entrada de iluminação em todos os comodos...

Este com certeza é um projeto que expressa o titulo do blog Design é o que há!!!

Mas chega de falar, simplesmente aprecie...












A concepção da casa leva em conta um raciocínio construtivo: o arquiteto imaginou construir os pilares e utilizar vigas metálicas na cobertura. Assim, não teria que usar escoras para concretar as vigas e lajes, o que seria feito na base da garagem (possuem modulação variada dessa dimensão). Sem as escoras, além de economizar o dinheiro de seu aluguel, o ambiente natural seria mais preservado. Mas a ideia foi inviabilizada pelo preço das vigas metálicas, orçadas com valor semelhante ao de toda a estrutura. Assim, a estratégia mudou: as vigas são de concreto e foram empregadas escoras. “Parte da vegetação foi cortada, mas foi muito pouco, em obediência à rígida legislação”, conta Bucci.
A última porção das vigas da cobertura é inclinada, de maneira a acomodar o terraço sobre o dormitório principal. No primeiro desenho, em vez da laje havia uma pérgola de madeira. Há um paralelo entre esse trecho inclinado e a casa de Reidy, coberta por telhado borboleta. E ele é reforçado pela presença do grande brise de madeira que protege o dormitório e pode ser inteiramente aberto com o auxílio de contrapeso, sendo posicionado no piso superior: a residência de Reidy também possui uma “grande boca” na parte em que o pavilhão suspenso está mais alto. O desenho da caixilharia de Bucci também demonstra o apuro e a criatividade do arquiteto, que desenvolve em cada projeto sistemas inventivos. Aqui, um grande esforço no detalhamento visa a fixação e a manutenção dos caixilhos sem a necessidade de andaimes.

Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/spbr-arquitetos-residencia-ubatuba-18-08-2010.html
Texto de Fernando Serapião
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 364 Junho de 2010

Comentários

Postar um comentário

Bjs

Káh Lima Romão

Postagens mais visitadas